O projeto de Turismo Literário do Município de Sousel nasce no âmbito de uma Candidatura ao Programa Valorizar (Turismo de Portugal, IP) que teve como objetivo a criação da Biblioteca Afonso Cruz, em Casa Branca. Em estreita colaboração com a Associação Era Uma Voz, o plano de ação adotado visa cumprir uma série de atividades complementares com as quais o Serviço de Turismo colabora, designadamente, nove residências literárias de escritores nacionais com obra publicada e percursos consolidados, cuja colaboração em muito prestigia o nosso projeto. São eles: Sandro William Junqueira, Joana Bértholo, Patrícia Portela, João Tordo, José Luís Peixoto, Adélia Carvalho, Isabela Figueiredo, Rui Zink e Álvaro Laborinho Lúcio.
Cada um desses escritores redigiu dois contos que serão os pontos de interesse da Rota Literária do Concelho de Sousel e que abrangem as quatro freguesias do nosso território.
Cada residência literária, incluiu ainda sessões descentralizadas à conversa com os escritores e Jantares Literários onde foi possível aliar momentos de convívio com o melhor da nossa gastronomia.
Por último, o projeto contempla ainda a criação do Olival dos Escritores: um projeto de requalificação urbana na freguesia de Casa Branca, que inclui um espaço de lazer com áreas de estar, sombreamento e um pequeno anfiteatro, que pretende alargar a rota literária às escolas ou grupos que ali queiram contar as suas histórias.