Sabia que existe no Arquivo Municipal de Sousel documentação relacionada com os Expostos?
A 10 de maio de 1783 o Intendente da Polícia Pina Manique, mandou criar a Roda dos Expostos com o objetivo de evitar a morte de muitos enjeitados. Na Roda eram deixadas as crianças cujos pais eram pobres ou aquelas que eram consideradas indesejadas. No entanto, podemos constatar pelos registos que estas crianças continuavam a ser “abandonadas” junto de pessoas de referência para o/a progenitora.
Normalmente as crianças eram deixadas com um enxoval, objetos ou símbolos religiosos, representações de santos, orações e pequenos bilhetes que estão anexados aos registos. Estes bilhetes designados como “sinais” acompanhavam o exposto e continham indicações ou recomendações, tais como a data e hora do nascimento, o nome pretendido para a criança e quem deveriam ser convidados para padrinhos. O abandono ocorria normalmente nas primeiras horas de vida ou no dia seguinte. Em alguns casos, os pais biológicos tentavam recuperar a criança mais tarde.
O Arquivo Municipal tem à sua guarda documentação sobre os expostos do Concelho. Destacamos os livros de Termos de Apresentação dos Expostos (1884-1915), pertencentes ao Fundo da Câmara Municipal de Sousel. Nestes Termos é descrita a data em que a criança é encontrada, o sexo da mesma, as suas condições físicas, as peças de enxoval que a acompanhavam, assim como a ama-de-leite que ficava responsável pela sua criação.
Galeria: