A Câmara Municipal de Sousel procedeu à requalificação dos parques infantis do concelho, dotando assim estes espaços com novas funcionalidades e melhores condições de segurança.
A colocação de novos equipamentos recreativos bem como a substituição total do piso, visam promover a atividade física das nossas crianças, bem como as brincadeiras entre elas, em total conforto e segurança.
A intervenção está a decorrer nos Parques Infantis da Cano, Casa Branca, Santo Amaro e Sousel, e ainda no Agrupamento de Escolas de Sousel.
As obras de requalificação do Mercado Municipal de Sousel e dos espaços envolventes estão concluídas. A Câmara Municipal de Sousel interveio com vista à preservação da identidade do edifício, criando melhores condições de mobilidade e de estadia a quem frequenta este espaço comercial.
No edifício do Mercado Municipal foram reabilitados os dois pisos existentes, dando lugar a novas zonas de receção, átrio, zonas de venda e/ou exposição, instalações sanitárias e uma arrecadação.
Também o espaço envolvente ao mercado municipal foi requalificado.
A zona de estacionamento adjacente à Rua de São Sebastião conta agora com 34 lugares de estacionamento para veículos ligeiros, 3 lugares para portadores de deficiência motora e um posto de carregamento elétrico com capacidade para 2 veículos.
Foi ainda criada uma ligação pedonal entre o estacionamento e o Mercado Municipal.
A empreitada representou um investimento total de 556 549,35€, apoiado em 473 066,95€ pela União Europeia no âmbito do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).
Com esta obra, a Câmara Municipal visou embelezar aquela artéria da freguesia, bem como criar melhores condições de conforto e segurança aos moradores e a quem nos visita.
O núcleo central da freguesia de Casa Branca está a ser requalificado. A autarquia pretende desta forma embelezar o espaço e dotar a área com mais espaços verdes, recreativos e de lazer.
Nesta requalificação, que contempla o Largo João Andrade Bastos Ribeiro, e o jardim público de Casa Branca, vai ser também construído um Centro de Convívio.
Em termos de projeto estão previstos a aplicação de novos pavimentos, que oferecem mais conforto e segurança aos peões, a plantação de novas árvores adaptadas ao nosso clima, por forma a dotar o espaço com mais sombras, potenciando assim a sua utilização e a substituição do abrigo da paragem de autocarros por um novo modelo. Os bancos e papeleiras a instalar serão de plástico reciclado e será implantado no local um sistema de aproveitamento de águas pluviais provenientes da cobertura do edifício do centro de convívio, que se destinam à rega do jardim.
Através desta requalificação a autarquia quer tornar aquela área num espaço cuidado e preservado, que pode ser usufruído pelos habitantes da freguesia de Casa Branca, mas também por quem visita a freguesia.
Foram criados novos sumidouros com ligação à rede pública de drenagem de águas pluviais existentes, uma nova plataforma em betão betuminoso no decurso da faixa de rodagem e nos estacionamentos, novos passeios, e uma nova sinalização foi colocada de forma a garantir a segurança dos peões e dos automobilistas.
Esta requalificação contemplou ainda, a instalação de nova iluminação, e o arranjo paisagístico da envolvente ao depósito da água, de forma a embelezar aquela artéria da freguesia de Cano.