Tradição cumprida em Santo Amaro com a Bênção do Gado
10/05/2025
A CMS informa:
Santo Amaro voltou a cumprir a tradição com a realização da Bênção do Gado, sábado, 10 de maio.
O evento, que atrai todos os anos muitos populares, reafirmou o vínculo entre o religioso e o profano, num momento de celebração profundamente enraizado na identidade local. Depois da missa, os fiéis em procissão dirigiram-se ao local da bênção onde os animais foram abençoados pelo Pároco da freguesia, Pe. Policarpo e pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, num gesto simbólico de proteção e prosperidade para os rebanhos e para todos os que deles dependem. O momento contou com a participação de pastores, criadores, famílias da freguesia e visitantes, que fizeram questão de marcar presença nesta manifestação de tradição e devoção.
Depois do almoço, a Junta de Freguesia homenageou Paulo António Cardoso, santamarense fundador do Rancho Folclórico e Cultural de Santo Amaro em 1986 ao atribuir o seu nome a uma das ruas da aldeia.
A Bênção do Gado é um dos pontos altos do calendário cultural de Santo Amaro e um testemunho vivo da herança rural do concelho de Sousel e prova disso foi também a atuação do Rancho Folclórico de Santo Amaro num espetáculo que emocionou os santamarenses.