Área:
39,61 km²
Habitantes (2011):
644 hab.
Densidade:
16,3 hab./km²
Num pequeno vale depressionário encontra-se Santo Amaro, oito quilómetros a oriente da Vila de Sousel, na margem direita da Ribeira de Lupe. A povoação, perfeitamente casada com a típica paisagem alentejana, situava-se inicialmente ao longo de uma via que acompanhava a dita Ribeira.
Os crescimentos posteriores apresentam uma organização em malha concentrada, com inegáveis vantagens, nomeadamente, por enquadrarem o interessante espaço público central, a igreja e as escolas primárias. A expansão da área habitacional é atraída pela proximidade das vias de comunicação, na continuidade da zona central. Atualmente, o largo da praça, é um importante espaço de lazer, convívio e descanso para toda a população da freguesia.
Em meados do século XX, Santo Amaro tinha pouco mais que trezentos habitantes, chegando aos setecentos, em 1991, de acordo com o Recenseamento Geral. Não obstante este razoável índice de crescimento, Santo Amaro mantém-se a freguesia menos povoada do Concelho de Sousel. A agricultura é a principal atividade económica, nomeadamente, a olivicultura e os cereais.