Construir Portugal: Nova Estratégia para a Habitação – Município de Sousel assinou contratos para habitação acessível
13/06/2024
O Município de Sousel é um dos oito concelhos do Alto Alentejo beneficiários de um investimento significativo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) destinado à construção de habitação acessível. Este projeto, que se insere no programa “Construir Portugal: Nova Estratégia para a Habitação”, visa melhorar as condições habitacionais e atrair novos residentes para a região.
A assinatura dos primeiros termos de responsabilidade, realizada esta terça-feira, dia 11 de junho, marca o início deste ambicioso projeto. No total, 24 municípios portugueses vão receber cerca de 60 milhões de euros para a construção de 655 fogos de habitação acessível, entre eles Alter do Chão, Arronches, Campo Maior, Castelo de Vide, Elvas, Marvão, Nisa e Sousel.
O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, António Ceia da Silva, destacou em declarações à Rádio Portalegre que este é “um dia muito importante” para o Alentejo. Ceia da Silva sublinhou a relevância desta iniciativa para combater o abandono populacional e atrair recursos altamente qualificados para a região. Ele enfatizou ainda as dificuldades enfrentadas pelos jovens para se fixarem no Alentejo, devido à escassez de habitações disponíveis no mercado e aos altos custos de empréstimos e arrendamentos.
O Presidente da Câmara Municipal de Sousel, Manuel Valério marcou presença na cerimónia que decorreu nas instalações da CCDR Alentejo, em Évora, e assinou o contrato que representa uma oportunidade única de melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes e de atrair novos residentes, contribuindo para o desenvolvimento do município. A construção de habitação acessível é uma prioridade para garantir que todos os cidadãos possam ter acesso a uma moradia digna e adequada, fortalecendo assim a coesão social e o futuro da comunidade local.
A sessão contou com a presença do Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida e do Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.