Centenário da “Atterrissage” do Tenente Celestino Pais de Ramos – Homenagem aos militares canenses
19/09/2022
No passado sábado, 17 de setembro, a vila de Cano homenageou três figuras militares da terra: os irmãos Major Celestino Pais de Ramos e General Abílio Pais de Ramos, e o Alferes Piloto Manuel Capela Araújo, na presença de representantes do Município de Sousel, do Estado-Maior da Força Aérea, do Museu do Ar e da Liga dos Combatentes e do público canense.
Este dia de celebrações teve início com a abertura da exposição sobre os irmãos Pais de Ramos, onde estiveram expostos documentos, objetos e fotografias que retratam a vida dos homenageados e a sua ligação à vila de Cano. Esta exposição continuará patente ao público no Centro Cultural da vila de Cano, nas Casas Grandes.
Seguiu-se uma homenagem ao piloto aviador canense Manuel Capela Araújo com deposição de flores no cemitério, que contou com a presença dos familiares mais próximos: duas sobrinhas e um primo, que recordaram o acidente fatal ocorrido entre Casa Branca e Cano, em 4 de julho de 1956.
João Richau ministrou uma palestra sobre os homenageados, onde partilhou feitos e curiosidades da vida destas figuras da história militar canense, tendo posteriormente sido descerrada uma lápide evocativa da atterrissage do então tenente Celestino Pais de Ramos, no dia 17 de setembro de 1922, no Rossio da vila – Campo das Eiras, na presença dos representantes da família Pais de Ramos, que marcou presença em peso, com um filho, netos, sobrinhos-netos e bisnetos.
Fotorreportagem na página Facebook do Município.