“A Importância Nutricional da Carne de Borrego” foi o tema que marcou a 2ª Conferência Terras do Borrego
27/01/2023
Teve lugar no dia 26 de janeiro, pelas 15h00, no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor, a segunda Conferência Terras do Borrego, com o tema “A importância nutricional da carne de borrego”.
Este 2º ciclo contou com as intervenções de representantes das áreas da exploração de ovinos, comércio agroalimentar e nutrição, bem como com a presença de membros do executivo dos municípios de Ponte de Sor e Sousel, numa tarde centrada na partilha de conhecimentos e disseminação dos benefícios do consumo desta carne que é rainha nas mesas do Alto Alentejo.
A conferência começou as boas-vindas do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, Eng.º Rogério Alves, seguindo-se as intervenções de três individualidades associadas às perspetivas da criação, comercialização e impacto para a economia nacional, e dos benefícios para a saúde, nomeadamente, o Presidente da Associação de Criadores de Ovinos da Região de Ponte de Sor (ACORPSOR), Eng.º Rui Varela, o Diretor da Cadeia Agroalimentar da Mercadona em Portugal, o Eng.º Pedro Barraco, e a Nutricionista Clínica, Dra. Paula Chambel.
Esta sessão contou ainda com uma mesa-redonda, aberta a perguntas e respostas, junto dos intervenientes, para uma partilha de conhecimento e esclarecimento de eventuais questões ou mitos, um momento moderado pelo jornalista Bruno Guimarães, do Jornal aponte.
A conferência terminou com a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Sousel, Eng. Manuel Valério, que agradeceu a hospitalidade do município de ponte de Sor, a presença dos oradores e demais intervenientes, ao Instituto Politécnico de Portalegre e municípios parceiros deste Projeto, aos produtores da Associação de Criadores de Ovinos da Região de Ponte de Sor e aos membro e alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, e a todos os que ali estavam presentes.
Manuel Valério, voltou a frisar nesta conferência a importância da afirmação de Sousel enquanto Capital do Borrego, sendo que a mesma serve como pretexto para que se possam promover diálogos que ajudem a proteger, potenciar e tirar o melhor partido desta espécie.
Realçou no seu discurso a relevância da raça de Borrego Alentejano, numa perspetiva de valor acrescentado para a nutrição e saúde, mas também enquanto elemento fundamental da economia e do elevado potencial estratégico de desenvolvimento, nacional e internacional, “um traço identitário que nos distingue nos dias de hoje, enquanto Alto Alentejanos.”
O “Ciclo de Conferências Terras do Borrego” é uma das ações do projeto de promoção territorial “Sousel, Capital do Borrego”, que se iniciou em 2022, em paralelo com a quinzena gastronómica Terras do Borrego, que estará de regresso às mesas do Alto Alentejo entre os dias 2 e 16 de abril, no período da Páscoa.