Porque a leitura ao alcance de todos é importante, e “De pequenino é que se torce o pepino”:
23/11/2021
SOUSEL GANHA REDE DE BIBLIOTECAS
Decorreu esta segunda-feira, 22 de novembro, no Centro Escolar de Sousel, a assinatura de um protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas, para a criação da Rede de Bibliotecas de Sousel.
Na sessão esteve presente a vereadora da Câmara Municipal de Sousel, Sílvia Eliseu, o diretor do Agrupamento de Escolas de Sousel, José Mariano Galveias, a coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Fátima Bonzinho e o escritor e Ilustrador Afonso Cruz.
A Rede permite conciliar sinergias, reforçar e estreitar as relações entre a autarquia e o estabelecimento escolar, através da partilha de recursos e atividades entre a Biblioteca Municipal e a Biblioteca Escolar. Futuramente estará disponível online um catálogo concelhio, com os fundos das duas bibliotecas.
A Rede não se irá cingir a este protocolo, pretendendo captar outras entidades do nosso território que têm como objetivo a divulgação do livro e da leitura, como a Associação Era uma Voz (Casa Branca), que criou a Biblioteca Afonso Cruz, cujos projetos a autarquia tem apoiado.
APRESENTADO LIVRO ESCRITO E ILUSTRADO PELAS CRIANÇAS DO CONCELHO
O livro “A Nuvem Mandona” é o resultado de um projeto apoiado pela RBE – Rede de Bibliotecas Escolares – no âmbito da candidatura “Leituras com a Biblioteca”, ao qual a Biblioteca Escolar de Sousel se candidatou em 2018.
O livro reúne um conjunto de histórias escritas e ilustradas pelas crianças dos Jardins de Infância e do 1º ciclo do Agrupamento de Sousel e tendo sido finalizada pelo escritor Afonso Cruz.
A obra trata o tema das mudanças climáticas e as medidas que devem ser tomadas para lidar com as suas consequências, em particular com a falta de água.