NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE D. BASÍLIO DO NASCIMENTO
30/10/2021
O Município de Sousel lamenta profundamente o falecimento de D. Basílio do Nascimento, Bispo de Baucau, Timor.
Faleceu hoje (30 de outubro) aos 71 anos de idade, em Díli. Em 1996 foi nomeado pelo então Papa VI como Administrador Apostólico de Baucau e Bispo de Septimunicia, passando a ser bispo titular da diocese, a segunda do país, desde 2004. Depois de vários anos de estudo em França com vista à especialização em Teologia Pastoral, regressou a Portugal. Foi pároco na Vila de Cano (Sousel) onde é recordado com muito carinho e saudade onde tem uma avenida com o seu nome, Casa Branca (Sousel) e Santa Vitória do Ameixial (Estremoz).
Passando depois a integrar a equipa formadora do Seminário Maior de Nª Srª da Purificação de Évora como director Espiritual. Função que exerceu até Outubro de 1994, data em que lhe foi permitido, mais de vinte anos depois de lá ter saído, regressar ao seu querido Timor Leste.
A 7 de dezembro de 1999 foi agraciado por Portugal com o grau de Grã-Cruz da Ordem da Liberdade. Em 2011, tornou-se o primeiro presidente da Conferência Episcopal Timorense.
O Município de Sousel endereça sentidas condolências à comunidade timorense, à família e amigos de D. Basílio do Nascimento.
Foto | Lusa