MUNICÍPIO DE SOUSEL ABRE PORTAS DO CENTRO DE ATIVIDADES OCUPACIONAIS
12/05/2021
Foi numa cerimónia simbólica que, na manhã desta segunda-feira, dia 10 de maio, o presidente e o vice-presidente da Câmara Municipal de Sousel, fizeram a abertura do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO), na presença da diretora da APPACDM, Deolinda Miranda e da Diretora Regional da Segurança Social de Portalegre, Sandra Cardoso.
O CAO vem dar resposta aos jovens e adultos portadores de deficiência. Os utentes são maioritariamente jovens que frequentaram o ensino integrado com apoios especiais, mas que, chegados aos 18 anos, não têm condições de prosseguir outras formações, exercer atividade profissional ou ter uma vida autónoma.
Na abertura, a diretora da APPACDM elogiou o esforço da autarquia e agradeceu ao presidente da Câmara Municipal “todo o empenho, desde a primeira hora em abrir este Centro. Seria impensável à APPACDM dar vida ao CAO sem o apoio da autarquia, com quem foi muito fácil trabalhar desde o início”. A diretora terminou com um agradecimento à Câmara Municipal e à Segurança Social por permitirem criar esta resposta “tão importante para estes utentes e para as suas famílias”.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Sousel, António Dâmaso, manifestou o seu sentimento de dever cumprido. “É com muita alegria que estou aqui hoje, porque trabalhámos muito para que o CAO fosse uma realidade”.
A presidente da Comissão de Melhoramentos do Concelho de Sousel, Olga Minhós, agradeceu à Câmara Municipal por poder fazer parte de um projeto tão nobre como o CAO. A Comissão assegura, através da assinatura de um protocolo de cooperação, o fornecimento das refeições ao Centro.
Sandra Cardoso, Diretora Regional da Segurança Social de Portalegre dirigiu as primeiras palavras ao presidente e “amigo Manuel Valério, a quem reconheço as competências em dar resposta a estes jovens e às suas famílias e por isso é que faço questão de hoje aqui estar e as primeiras palavras são, obviamente, de agradecimento. É um momento de felicidade, um sonho que certamente trará muita esperança, muita confiança e muita felicidade a estes jovens e às suas famílias e não podia deixar de estar presente enquanto responsável por um serviço que privilegia este tipo de respostas sociais. Felicito a Câmara, a APPACDM, por todo o esforço, toda a dedicação, todo o empenho na concretização desta resposta. Estamos hoje aqui a criar um novo equipamento social que visa apoiar os jovens com maior bem-estar, mais qualidade de vida, também proporcionando outro tipo de conforto às suas famílias. Ficam na sua área de residência, evitam deslocações, vão aproveitar as atividades de outra forma e isto para dizer que a criação deste centro é o exemplo concreto de que com cooperação é possível criar obra socialmente relevante e aquilo que aqui se pretende é um contexto personalizado, humanizado porque efetivamente estas respostas são fundamentais porque visam apoiar os jovens, os adultos conferindo-lhes e permitindo desenvolvimento e manutenção das suas autonomias pessoais e sociais, mas também possibilitando o equilíbrio bio-psico-emocional”.
Terminou o seu discurso mostrando total disponibilidade por parte da Segurança Social, “vamos concretizar o apoio e acompanhamento técnico a esta estrutura através da celebração dos acordos de cooperação que vão ser assinados no início da próxima semana e dizer-vos que só faz sentido se conjugarmos esforços e dessa conjugação de esforços conseguirmos dar a melhor resposta às pessoas.”
Para o presidente da Câmara Municipal de Sousel, Manuel Valério, “hoje é um dia gratificante. Chegámos ao fim de um percurso muito longo, mas que hoje é uma realidade. Desde a primeira hora que reconheço empenho e vontade na APPACDM em dar vida a este centro e devo dizer-vos que é com muito gosto que hoje abro as portas do CAO, porque empenhámos muitos esforços e foi desde o início uma preocupação nossa e mais importante do que aquilo que a câmara vai pagar para suportar os encargos, é o vosso bem-estar. Foi nisso que a câmara se focou e é nisso que continuamos empenhados. Agradeço também à Comissão de Melhoramentos do Concelho de Sousel que desde a primeira hora que foi abordada se mostrou disponível para cooperar.”
Maria Manuel Pimenta, mãe de um dos utentes que vai frequentar o CAO, aproveitou a oportunidade para agradecer “a todos os que contribuíram para que este projeto se realizasse. Estes utentes são seres humanos excecionais que merecem todo o nosso respeito e carinho. Eles são incapazes de se defender do mal, mas reconhecem quem lhes proporciona o bem e ficam-lhe eternamente gratos. Eles são pureza, são verdade, não reconhecem a maldade, não sabem o que é mentir, a seu modo têm capacidades intelectuais que lhes permitiu e lhes vai continuar a permitir crescer e desenvolver atividades de acordo com a sua autonomia. Para isso tem sido fulcral a rotina, a estabilidade que ao longo dos anos lhes tem sido proporcionada. As mães sabem que eles são a nossa nuvem negra, na constante incerteza do futuro deles. Eles a seu modo também têm os seus sonhos, os seus projetos! Um bem-haja a todos, obrigada”, terminou.