CMS traça estratégia de redução de consumos de água
05/09/2022
Num contexto de profundas alterações climáticas que o planeta atravessa, com o aquecimento global decorrente do efeito de estufa, Portugal tem sofrido prolongados e frequentes períodos de seca, com a consequente redução da disponibilidade de água para a agricultura e pecuária, e para consumo humano. Em algumas zonas do país, a situação é já dramática.
Embora nos últimos anos a Câmara Municipal de Sousel (CMS) tenha deixado de ser entidade gestora de distribuição de água, pois a alta (barragem e águas subterrâneas) passou a ser gerida pela empresa pública Águas do Vale do Tejo e a baixa (distribuição domiciliária) pela empresa intermunicipal Águas do Alto Alentejo, a responsabilidade municipal em matéria dos consumos de água não se perdeu. Por um lado, porque a CMS, enquanto consumidora, tem que pagar à entidade gestora cada metro cúbico de água consumida pelos serviços municipais. Por outro lado, porque tem o dever ético de poupar água e de dar o exemplo aos munícipes, também nesta matéria.05
Neste sentido, a estratégia municipal de poupança de água passa por várias medidas, que estão a ser estudadas para imediata implementação e que integram o Plano Municipal de Poupança de Água.
Duas medidas se destacam no imediato:
1. Aplicação de redutores de caudal em todas as torneiras e chuveiros dos edifícios municipais em que tal se justifique, permitindo, em teoria, reduções de consumo até 50%. Posteriormente, após comprovada utilidade, a medida estender-se-á a todos os edifícios públicos do concelho de Sousel (Juntas de Freguesia, Centro de Saúde, Centro Escolar, IPSS’s, etc.);
2. Neste momento decorre na CMS uma experiência com um material comercial, designado por TerraCottem, para aplicação aos solos, que garante uma retenção de água acrescida, permitindo assim, em teoria, reduzir as regas até 50%. No caso de se verificar a eficácia do produto em teste, proceder-se-á à sua aplicação generalizada nos jardins e parques municipais e das freguesias.
Finalmente, a CMS recomenda a todos os munícipes o uso de boas práticas na utilização da água, para pouparmos este recurso precioso e para reduzir a fatura mensal da água.