BIBLIOTECA RECEBEU DEZENAS DE ROSA NA INICIATIVA “UMA ROSA POR UM LIVRO”
05/05/2021
O Dia Mundial do Livro, em Sousel, é geralmente celebrado na Feira do Livro, evento anual que durante uma semana celebra o Livro e a Leitura, com iniciativas diversificadas em função dos vários públicos do concelho.
Na impossibilidade de a realizar, pelo segundo ano consecutivo devido à pandemia da Covid-19, a Câmara Municipal de Sousel lançou um desafio a toda a comunidade, baseando-se na tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge, e recebem em troca um livro, testemunho das aventuras do cavaleiro heróico.
A iniciativa, promovida pela autarquia incentivou os leitores de todas as idades a dirigirem-se à Biblioteca Municipal e a oferecerem uma rosa (fosse ela verdadeira ou uma recreação da sua imagem), recebendo um livro em troca. A iniciativa foi um sucesso, registando-se a entrega de dezenas de “rosas”, que comprovam a adesão de leitores miúdos e graúdos.
Também no âmbito do Dia do Livro, a Câmara Municipal de Sousel, na pessoa da vereadora Sílvia Eliseu, distribuiu contos pelos lares de 3ª idade das quatro freguesias do concelho.
De recordar que o Dia Mundial do Livro é comemorada a 23 de abril, tendo este sido instituído pela Unesco em 1996. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare.