A importância histórica da raça Merino debatida na 1.ª Conferência Terras do Borrego
25/11/2022
Arrancou ontem, dia 24 de novembro, no Centro de Congressos de Portalegre, o Ciclo de Conferências Terras do Borrego com a primeira conferência subordinada ao tema “A Presença Histórica do Merino”.
A iniciativa da Câmara Municipal de Sousel, na qual se debateu e analisou a importância histórica da raça merina no Alentejo e no país, contou com a presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho na sessão de boas-vindas. Seguiram-se as intervenções dos oradores convidados, ligados ao setor, João Guilherme Dias – médico veterinário da Pasto Alentejano, Pedro Vieira – chefe de Divisão do Gabinete de Recursos Genéticos Animais da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e Tiago Perloiro – Diretor Executivo da Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Raça Merino (ANCORME). Os intervenientes falaram da tradição secular da exploração ovina no Alentejo e apresentaram as características da raça, bem como algumas particularidades do Merino, tendo ali aberto um portal de partilha de conhecimentos entre os players e os stakeholders do setor, desde empresários, produtores, médicos veterinários, historiadores, estudantes, aos decisores públicos.
A conferência terminou com a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Sousel, Manuel Valério, onde o autarca frisou a importância das conferências para “olhar para o futuro desta espécie e para as oportunidades económicas que dela são retiradas, sem nunca colocar em causa a sua proteção e sustentabilidade”, adiantando que a afirmação de Sousel enquanto Capital do Borrego “é o mote ideal para que possamos promover diálogos que nos ajudem a proteger, potenciar e tirar o melhor partido desta espécie”.
Desta forma, a Capital do Borrego pretende criar uma rede em todo o Alto Alentejo que contribua para a alavancagem da economia local de todos os setores associados à produção e exploração de ovinos, garantindo, paralelamente, a criação de postos de trabalho, a exportação e o crescimento de outros setores da economia.
Na plateia estiveram representantes de diversos municípios do distrito de Portalegre, do Instituto Politécnico de Portalegre, estudantes da Escola Agrária de Elvas, de várias associações empresas e produtores ligados ao sector ovino.
O Ciclo de Conferências é uma das ações promocionais que fazem parte do projeto Terras do Borrego, que efetivou, em abril deste ano, a 1.ª edição das Quinzenas Gastronómicas do borrego e que voltará às mesas do Alto Alentejo na Páscoa do próximo ano, de 2 a 16 de abril de 2023.