Rota Literária de Sousel inaugurada
01/04/2025
A Câmara Municipal de Sousel informa:
Rota Literária de Sousel inaugurada
“Ao percorrer Sousel, o leitor-viajante não caminha apenas sobre o solo, mas sobre palavras, entre palavras, por palavras. Sousel, concelho-livro”
Foi sob este mote que decorreu dia 30 de março, a inauguração da Rota Literária do Concelho de Sousel, um projeto desenvolvido em parceria entre o Município de Sousel e a Associação Era Uma Voz, da qual faz parte Afonso Cruz, escritor residente no nosso Concelho.
A iniciativa desdobrou-se em vários momentos durante a tarde deste domingo soalheiro, começando por uma visita aos 18 pontos de interesse. Cada um desses pontos é um conto que resultou das residências literárias que aconteceram entre abril de 2022 e julho de 2023. Os textos são da autoria de 9 nomes incontornáveis da literatura portuguesa contemporânea, a saber: Sandro William Junqueira, Patrícia Portela, Joana Bértholo, João Tordo, José Luís Peixoto, Adélia Carvalho, Isabela Figueiredo, Rui Zink e Álvaro Laborinho Lúcio.
Ao longo da tarde a comitiva, constituída por cerca de meia centena de pessoas, percorreu as 4 freguesias do concelho. O grupo contava com a presença dos escritores Afonso Cruz, Rui Zink, Patrícia Portela, Álvaro Laborinho Lúcio e Adélia Carvalho que acompanharam todo o percurso e comentaram os textos que produziram para esse efeito.
Após a visita a todos os pontos de interesse, foi inaugurado o Olival dos Escritores, em Casa Branca, onde usaram da palavra Afonso Cruz (Era Uma Voz), Maria Manuel Gantes (Entidade Regional de Turismo Alentejo/Ribatejo) e o Presidente da Câmara Municipal de Sousel, Manuel Valério.
A comitiva foi depois convidada a participar numa degustação de produtos locais que aconteceu na Biblioteca Afonso Cruz/Era Uma Voz, onde estavam representados produtores das nossas 4 freguesias.
A Rota de Turismo Literário de Sousel resulta de uma parceria entre o Município de Sousel e a Associação Era Uma Voz e foi financiado pelo Programa Valorizar do Turismo de Portugal IP. O projeto incluiu a constituição da Biblioteca Afonso Cruz, a construção do Olival dos Escritores (ambos em Casa Branca), as 9 residências literárias, os carrinhos de partilha de livros “Leve um, Traga um”, a produção de um folheto promocional e de um livro que reúne os 18 contos (com traduções em espanhol e em inglês), para além da implantação física da Rota Literária em si.
Este projeto irá ainda integrar os roteiros de Turismo Literário da Entidade Regional de Turismo Alentejo / Ribatejo, reforçando o compromisso com a cultura, a leitura e a valorização do território.