Espanha, Bósnia e Portugal unidos no Festival Internacional de Folclore
22/08/2023
A 40.ª edição do Festival Internacional de Folclore realizou-se este domingo, 6 de agosto, na Vila de Cano, integrado nas Festas em Honra de N. Sr.ª da Graça, e juntou em palco grupos de folclore de três países: Espanha, Bósnia-Herzegovina e Portugal.
O certame decorreu no recinto das ditas Festas, trazendo ao palco um encontro de culturas, através da dança e da música. O evento contou com a presença internacional do Grupo “Pronija” de Prnjavor (Bósnia y Herzegovina) e do Grupo Folklorico “Valdemel” (Espanha), e dos grupos nacionais Rancho Folclórico “As Mondadeiras” de Casa Branca e do Rancho Folclórico dos Fortios.
Numa noite quente que contou com um público entusiasmado, assistiram ao evento o Presidente da Câmara Municipal de Sousel, Manuel Valério, a Presidente da Assembleia Municipal, Maria Rosalina Teles, o Presidente da Associação de Folcloristas do Alto Alentejo, Joaquim Lopes Matias e o Presidente da junta de Freguesia de Cano, Euclides Silva.
O Festival Internacional de Folclore do Concelho de Sousel é um evento organizado pelo Município de Sousel em colaboração com a Associação de Folcloristas de Alto Alentejo e que, após um interregno devido à pandemia COVID-19, regressa agora de forma rotativa, resultante de um sorteio que levará este evento a todas as freguesias do concelho.
Este ano aconteceu na freguesia de Cano, contando com o apoio da Junta de Freguesia de Cano e da Associação Cultural e Desportiva de Cano, mas em 2024 será a vez de Casa Branca acolher este afamado evento.