BMAG assinala o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta
02/02/2023
No dia 1 de fevereiro assinala-se o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta e a Biblioteca Municipal Dr. António Garção não quis passar esta data em branco.
As vantagens da leitura em voz alta são inúmeras, seja para quem lê, seja para quem ouve, seja para a comunidade em geral.
Ler em voz alta permite transmitir informação, mas não só: estimula o imaginário, promove o prazer da leitura e cria uma oportunidade de diversão e experimentação.
No fundo, a leitura em voz alta permite criar laços, é um ato de carinho e de partilha, pois é um gesto altruísta que conforta e faz bem à alma de todos os envolvidos.
Por todas estas razões, a BMAG decidiu “sair de portas” e levar a leitura em voz alta às cinco instituições que se dedicam ao cuidado da 3ª idade nas quatro freguesias do nosso concelho.
Entre poemas e décimas, sobretudo de Jaime Velez (Jaime “da Manta Branca”) e António Augusto Candeias, aconteceram momentos de partilha e reflexão sobre memórias de outros tempos e verdades que a vida ensina.
E nesses momentos quis a partilha ir mais longe, registando com grande satisfação a colaboração de alguns utentes que se juntaram à atividade de forma espontânea, declamando as suas décimas e enriquecendo cada encontro.
A Biblioteca Municipal Dr. António Garção agradece a todas as IPSS’s a recetividade demonstrada, permitindo-nos assim semear bons momentos através do livro e da leitura.