O concelho de Sousel situa-se na confluência dos distritos de Portalegre e Évora, numa região marcada pela multiplicidade paisagística.
A paisagem varia entre a imponência de velhos e frondosos sobreiros, a esquadria dos olivais, a disciplina das vinhas e os extensos campos agrícolas.
Assumem particular encanto os maciços a sul do concelho, que são uma das extremidades do chamado maciço calcário de Estremoz: São Bartolomeu (374m), São Miguel (391m) e Caixeiro (454m). Dessas elevações, o horizonte – enquadrado a sul pela Serra d’Ossa e a norte pela Serra de São Mamede – abrange a planície alentejana pontilhada por várias localidades dos dois distritos, alcançando, em dias mais limpos, a própria sede de distrito.
Apesar de possuir algumas barragens, os principais recursos hídricos do concelho têm um caudal pouco volumoso. São as ribeiras de: Lupe, Sousel, Alcórrego, Almadafe e Ana Loura.
Acrescente-se ainda que Sousel é um concelho de feição agrícola, onde a vertente turística tem vindo a crescer paulatinamente, sem se deixar corromper pelo turismo de massas, apostando cada vez mais no contacto com a natureza envolvente.