O Projeto EduFootprint, cofinanciado pelo Programa INTERREG MED a 85%, teve como principal objetivo promover a melhoria da gestão energética e da redução da pegada ecológica em Escolas Públicas pertencentes à região do Mediterrâneo.
Coordenado pela Província de Treviso (Itália), contou com mais 8 sócios provenientes de Itália, Eslovénia, Espanha, Grécia, Portugal e Albânia, de entre os quais a AREANATejo, que implementou as ações previstas em 10 Escolas pertencentes a 10 Municípios do Alto Alentejo, de entre os quais, Sousel.
Com vista a cumprir com o objetivo supramencionado, a AREANATejo envolveu neste Projeto, entre outras, a Escola Básica de Cano (Sousel), onde foram dinamizadas campanhas de informação e sensibilização junto da comunidade escolar, bem como implementadas medidas de melhoria da eficiência energética, nomeadamente a substituição da caldeira a gasóleo existente na Escola por uma caldeira para aquecimento central a biomassa (pellets).
A referida intervenção permite uma redução de custos da Escola Básica de Cano de aproximadamente 1.001,52 Euros/ano.
Para além destas ações, a AREANATejo contribuiu também para o desenvolvimento da Calculadora EduFootprint, disponível no Google Play, a qual tem como principal objetivo servir como uma ferramenta de apoio aos proprietários e gestores das escolas e identificar os principais impactes ambientais das atividades quotidianas por forma a desenvolver e implementar práticas mais sustentáveis.
No âmbito do Projeto INTERREG MED ENERJ – Ações Conjuntas para a Eficiência Energética, a AREANATejo procedeu à atualização/elaboração de novas Matrizes Energéticas Municipais para a sub-região Alto Alentejo, demonstrando o desempenho energético da região, caracterizando e quantificando os consumos energéticos, por setor de atividade (doméstico, indústria, serviços, agricultura, transportes, etc.) e por forma de energia (energia elétrica, gás natural, derivados do petróleo, etc.), extrapolando a sua tendência evolutiva até 2050.
A Matriz Energética da Sustentabilidade Energética e Climática do Município de Sousel pode ser consultada em:
https://www.areanatejo.pt/wp-content/uploads/2022/02/IrRADIARE_me_sousel.pdf
Implementação de ação-piloto no âmbito da medição e instalação de dispositivos de monitorização de consumos energéticos em 12 edifícios públicos do Alto Alentejo
O projeto STEPPING, cofinanciado pelo Programa INTERREG MED a 85%, teve como principais objetivos o apoio ao desenvolvimento e implementação de Contratos de Performance de Energia (abordagem inovadora), o desenvolvimento de ações que conduzam à implementação das Diretivas Europeias em matéria de eficiência energética em edifícios públicos.
Coordenado pela Região de Piemonte (Itália), contou com mais 8 sócios provenientes de Itália, Eslovénia, Espanha, Malta, Grécia, Portugal e França, de entre os quais a AREANATejo, que implementou as ações previstas em 11 Municípios do Alto Alentejo, de entre os quais Sousel.
Com vista a cumprir com os objetivos supramencionados, a AREANATejo promoveu a implementação de uma ação-piloto no âmbito da medição e instalação de dispositivos de monitorização de consumos energéticos nos 12 edifícios públicos que integraram o STEPPING, nomeadamente no Complexo Desportivo de Sousel, cujos dados foram integrados em tempo real numa plataforma comum.
Em paralelo, foram desenvolvidos Diagnósticos Energéticos aos 12 edifícios, com vista a identificação dos seus padrões de consumo de energia e respetivos encargos. Como resultado principal deste diagnóstico energético ao Complexo Desportivo de Sousel, foram identificadas 4 medidas de melhoria da eficiência energética: 1) Instalação de um Sistema Solar Fotovoltaico – Autoconsumo (MM1);e 2) Melhoria dos Sistemas de Iluminação (MM2, MM3 e MM4). Foram ainda listadas diversas recomendações relacionadas com medidas de melhoria comportamentais.
Suportado por este diagnóstico energético, foi também desenvolvido um Plano de Investimentos para Apoio à Implementação de Contratos de Performance de Energia no Complexo Desportivo de Sousel. Esta ferramenta servirá de base para a preparação dos procedimentos associados à eventual celebração de um Contrato de Performance de Energia ou para a captação de outras fontes de financiamento para suporte à implementação das medidas identificadas.