1.º CICLO DE CONFERÊNCIAS TERRAS DO BORREGO TERMINA EM LISBOA
21/11/2023
A Casa do Alentejo, em Lisboa, recebeu na passada sexta-feira, dia 17 de novembro, a 6.ª e última conferência do 1.º Ciclo de Conferências Terras do Borrego.
A par da conferência, decorreu até domingo, o Fim-de-Semana Gastronómico onde foi possível degustar a carne de borrego cozinhada de diversas formas, umas mais tradicionais, outras mais inovadoras. Ao longo de todo o fim-de-semana, foram apresentados os croquetes de borrego, marca das conferências realizadas em seis municípios do Alto Alentejo ao longo deste ano.
A Conferência contou com a presença da Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, do presidente da Câmara Municipal de Sousel, Manuel Valério e do presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos.
A mesa redonda, na qual se debateu o tema “Sousel, Capital do Borrego: desafios da fileira em Portugal”, contou com a participação de Pedro do Carmo – Presidente da Comissão Parlamentar de Agricultura e Pescas, de Tiago Serralheiro – CEO da Pasto Alentejano e de Susana Guedes Pombo – DGAV Direção Geral de Alimentação e Veterinária.
A autenticidade e excelência da carne de borrego de Sousel foi elogiada pela maioria dos intervenientes, características sublinhadas pela Ministra da Coesão Territorial que afirmou que são “características determinantes para alavancar a região” e pela Ministra da Agricultura e da Alimentação que acredita que “o futuro também passa pela agricultura e pela agropecuária” e, para que isso aconteça, devemos “aproveitar tudo o que temos, ser sustentáveis”.
Tiago Serralheiro, CEO da empresa Pasto Alentejano louvou a estratégia do Município de Sousel para alavancar o desenvolvimento do setor.
A Tuna Sénior de Sousel encerrou a conferência com um momento musical muito apreciado por todos.
Recorde-se que a marca Sousel, Capital do Borrego foi criada em março de 2022 e, desde então, o Município de Sousel tem realizado várias ações promocionais, tais como as quinzenas gastronómicas Terras do Borrego, que se realizam na Páscoa.