Ambiente
Projetos de sustentabilidade e proteção ambiental
Higiene Urbana e Resíduos
♻️ Horários e locais das recolhas

Estudo Municipal para o Desenvolvimento de um Sistema de Recolha de Biorresíduos
Edital 19.05.2021 [download de documento]
Estudo Municipal para o Desenvolvimento de um Sistema de Recolha de Biorresíduos [download de documento]
PAPERSU
O Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU), aprovado em 1997, configurou um instrumento de planeamento de referência na área dos resíduos urbanos (RU), que proporcionou a implementação de um conjunto de ações que se revelaram fundamentais na concretização da política de resíduos urbanos na altura preconizada.
PAPERSU – Plano de Ação do Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos [download de documento]
Consulta Pública – PAPERSU [download de documento]
Recolha de Monstros e resíduos verdes
O Município de Sousel disponibiliza, de segunda a quinta-feira, um serviço de recolha de monstros e resíduos verdes.
Se tem lixo volumoso como móveis velhos, eletrodomésticos ou sobrantes verdes, não os deposite na rua, junto aos caixotes do lixo, agende a sua recolha através do telefone ou do e-mail:
☎ 268 550 100
@ geral@cm-sousel.pt
É proibido e constitui contraordenação punível com coima de 50€ a 2.500€:
- despejar qualquer tipo de resíduos fora dos contentores;
- fazer vazadouros ou lixeiras fora dos locais autorizados para o efeito.
Recolha Seletiva
| 2008 | 2009 | 2010 | |
|---|---|---|---|
| Vidro | 66.737,00 | 64.142,00 | 39.740,00 |
| Embalagens e Metais | 29.247,00 | 45.867,00 | 26.188,00 |
| Papel e Cartão | 125.324,00 | 121.994,00 | 63.609,00 |
| *Janeiro a Junho |
Apresenta-se aqui um gráfico referente à reciclagem multimaterial (papel e cartão; vidro; embalagens e metais) no período de 2008 a Junho de 2010, notando-se uma evolução decrescente, há exceção do papel /cartão que no ano 2009 teve uma subida significativa.
Relatórios
Remoção de Veículos em Fim de Vida
Tais veículos constituem um grave problema ambiental, pelo que a CMS procedeu já à remoção de algumas dessas viaturas, que estão temporariamente depositadas no estaleiro Municipal. Estas viaturas devem agora ser reclamadas pelos legítimos proprietários junto do Município e após pagamento das devidas custas, encaminhadas para destino adequado.
Resíduos e Limpeza Urbana
Tarifários
Aproveitamento Energético
EduFootprint – Melhoria da Eficiência Energética nas Escolas do Alto Alentejo
Coordenado pela Província de Treviso (Itália), contou com mais 8 sócios provenientes de Itália, Eslovénia, Espanha, Grécia, Portugal e Albânia, de entre os quais a AREANATejo, que implementou as ações previstas em 10 Escolas pertencentes a 10 Municípios do Alto Alentejo, de entre os quais, Sousel.
Com vista a cumprir com o objetivo supramencionado, a AREANATejo envolveu neste Projeto, entre outras, a Escola Básica de Cano (Sousel), onde foram dinamizadas campanhas de informação e sensibilização junto da comunidade escolar, bem como implementadas medidas de melhoria da eficiência energética, nomeadamente a substituição da caldeira a gasóleo existente na Escola por uma caldeira para aquecimento central a biomassa (pellets).
A referida intervenção permite uma redução de custos da Escola Básica de Cano de aproximadamente 1.001,52 Euros/ano.
Para além destas ações, a AREANATejo contribuiu também para o desenvolvimento da Calculadora EduFootprint, disponível no Google Play, a qual tem como principal objetivo servir como uma ferramenta de apoio aos proprietários e gestores das escolas e identificar os principais impactes ambientais das atividades quotidianas por forma a desenvolver e implementar práticas mais sustentáveis.
Matriz Energética de Sousel
No âmbito do Projeto INTERREG MED ENERJ – Ações Conjuntas para a Eficiência Energética, a AREANATejo procedeu à atualização/elaboração de novas Matrizes Energéticas Municipais para a sub-região Alto Alentejo, demonstrando o desempenho energético da região, caracterizando e quantificando os consumos energéticos, por setor de atividade (doméstico, indústria, serviços, agricultura, transportes, etc.) e por forma de energia (energia elétrica, gás natural, derivados do petróleo, etc.), extrapolando a sua tendência evolutiva até 2050.
A Matriz Energética da Sustentabilidade Energética e Climática do Município de Sousel pode ser consultada em: https://www.areanatejo.pt/wp-content/uploads/2022/02/IrRADIARE_me_sousel.pdf
AREANATejo [visitar website]
Sousel Matriz Energética [download de documento]
Stepping – Monitorização de consumos energéticos no Complexo Desportivo Municipal
Implementação de ação-piloto no âmbito da medição e instalação de dispositivos de monitorização de consumos energéticos em 12 edifícios públicos do Alto Alentejo
O projeto STEPPING, cofinanciado pelo Programa INTERREG MED a 85%, teve como principais objetivos o apoio ao desenvolvimento e implementação de Contratos de Performance de Energia (abordagem inovadora), o desenvolvimento de ações que conduzam à implementação das Diretivas Europeias em matéria de eficiência energética em edifícios públicos.
Coordenado pela Região de Piemonte (Itália), contou com mais 8 sócios provenientes de Itália, Eslovénia, Espanha, Malta, Grécia, Portugal e França, de entre os quais a AREANATejo, que implementou as ações previstas em 11 Municípios do Alto Alentejo, de entre os quais Sousel.
Com vista a cumprir com os objetivos supramencionados, a AREANATejo promoveu a implementação de uma ação-piloto no âmbito da medição e instalação de dispositivos de monitorização de consumos energéticos nos 12 edifícios públicos que integraram o STEPPING, nomeadamente no Complexo Desportivo de Sousel, cujos dados foram integrados em tempo real numa plataforma comum.
Em paralelo, foram desenvolvidos Diagnósticos Energéticos aos 12 edifícios, com vista a identificação dos seus padrões de consumo de energia e respetivos encargos. Como resultado principal deste diagnóstico energético ao Complexo Desportivo de Sousel, foram identificadas 4 medidas de melhoria da eficiência energética: 1) Instalação de um Sistema Solar Fotovoltaico – Autoconsumo (MM1);e 2) Melhoria dos Sistemas de Iluminação (MM2, MM3 e MM4). Foram ainda listadas diversas recomendações relacionadas com medidas de melhoria comportamentais.
Suportado por este diagnóstico energético, foi também desenvolvido um Plano de Investimentos para Apoio à Implementação de Contratos de Performance de Energia no Complexo Desportivo de Sousel. Esta ferramenta servirá de base para a preparação dos procedimentos associados à eventual celebração de um Contrato de Performance de Energia ou para a captação de outras fontes de financiamento para suporte à implementação das medidas identificadas.
Plano Municipal de Ação Climática de Sousel
Aprovação Definitiva do Plano Municipal de Ação Climática do Município de Sousel
E3. Plano Municipal de Ação Climática de Sousel
E5. Plano Municipal de Ação Climática de Sousel
Edital – Plano Municipal de Ação Climática de Sousel
