Ir para homepage da Câmara Municipal de Sousel

Ambiente

Projetos de sustentabilidade e proteção ambiental

Higiene Urbana e Resíduos

♻️ Horários e locais das recolhas

Recolhas de Ru, demonos e monstros, de biorresíduos

Estudo Municipal para o Desenvolvimento de um Sistema de Recolha de Biorresíduos

Edital 19.05.2021 [download de documento]
Estudo Municipal para o Desenvolvimento de um Sistema de Recolha de Biorresíduos [download de documento]

PAPERSU

Plano de Ação do Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos

O Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU), aprovado em 1997, configurou um instrumento de planeamento de referência na área dos resíduos urbanos (RU), que proporcionou a implementação de um conjunto de ações que se revelaram fundamentais na concretização da política de resíduos urbanos na altura preconizada.


PAPERSU – Plano de Ação do Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos [download de documento]
Consulta Pública – PAPERSU [download de documento]

Recolha de Monstros e resíduos verdes

O Município de Sousel disponibiliza, de segunda a quinta-feira, um serviço de recolha de monstros e resíduos verdes.

Se tem lixo volumoso como móveis velhos, eletrodomésticos ou sobrantes verdes, não os deposite na rua, junto aos caixotes do lixo, agende a sua recolha através do telefone ou do e-mail:

☎ 268 550 100

@ geral@cm-sousel.pt

É proibido e constitui contraordenação punível com coima de 50€ a 2.500€:

  • despejar qualquer tipo de resíduos fora dos contentores;
  • fazer vazadouros ou lixeiras fora dos locais autorizados para o efeito.

Recolha Seletiva

Consulte aqui os valores do Concelho de Sousel relativos à recolha seletiva e de acordo com as matérias recicláveis.

2008 2009 2010
Vidro 66.737,00 64.142,00 39.740,00
Embalagens e Metais 29.247,00 45.867,00 26.188,00
Papel e Cartão 125.324,00 121.994,00 63.609,00
*Janeiro a Junho
Valores do Concelho de Sousel relativos à recolha seletiva e de acordo com as matérias recicláveis

Apresenta-se aqui um gráfico referente à reciclagem multimaterial (papel e cartão; vidro; embalagens e metais) no período de 2008 a Junho de 2010, notando-se uma evolução decrescente, há exceção do papel /cartão que no ano 2009 teve uma subida significativa.

Relatórios

Relatório anual relativo ao cumprimento dos níveis mínimos do serviço previsto no Regulamento da Qualidade do Serviço para o ano de 2024 [download de documento]

Remoção de Veículos em Fim de Vida

Existem no Concelho de Sousel diversas viaturas depositadas em espaço público, em situação de abandono e/ou estacionamento abusivo.

Tais veículos constituem um grave problema ambiental, pelo que a CMS procedeu já à remoção de algumas dessas viaturas, que estão temporariamente depositadas no estaleiro Municipal. Estas viaturas devem agora ser reclamadas pelos legítimos proprietários junto do Município e após pagamento das devidas custas, encaminhadas para destino adequado.

Resíduos e Limpeza Urbana

Regulamento de Resíduos Sólidos do Concelho e Limpeza Urbana [download de documento]

Tarifários

Tarifário do Serviço de Resíduos Sólidos Urbanos para 2025 [download de documento]

Aproveitamento Energético

EduFootprint – Melhoria da Eficiência Energética nas Escolas do Alto Alentejo

O Projeto EduFootprint, cofinanciado pelo Programa INTERREG MED a 85%, teve como principal objetivo promover a melhoria da gestão energética e da redução da pegada ecológica em Escolas Públicas pertencentes à região do Mediterrâneo.

Coordenado pela Província de Treviso (Itália), contou com mais 8 sócios provenientes de Itália, Eslovénia, Espanha, Grécia, Portugal e Albânia, de entre os quais a AREANATejo, que implementou as ações previstas em 10 Escolas pertencentes a 10 Municípios do Alto Alentejo, de entre os quais, Sousel.

Com vista a cumprir com o objetivo supramencionado, a AREANATejo envolveu neste Projeto, entre outras, a Escola Básica de Cano (Sousel), onde foram dinamizadas campanhas de informação e sensibilização junto da comunidade escolar, bem como implementadas medidas de melhoria da eficiência energética, nomeadamente a substituição da caldeira a gasóleo existente na Escola por uma caldeira para aquecimento central a biomassa (pellets).

A referida intervenção permite uma redução de custos da Escola Básica de Cano de aproximadamente 1.001,52 Euros/ano.

Para além destas ações, a AREANATejo contribuiu também para o desenvolvimento da Calculadora EduFootprint, disponível no Google Play, a qual tem como principal objetivo servir como uma ferramenta de apoio aos proprietários e gestores das escolas e identificar os principais impactes ambientais das atividades quotidianas por forma a desenvolver e implementar práticas mais sustentáveis.

Matriz Energética de Sousel

No âmbito do Projeto INTERREG MED ENERJ – Ações Conjuntas para a Eficiência Energética, a AREANATejo procedeu à atualização/elaboração de novas Matrizes Energéticas Municipais para a sub-região Alto Alentejo, demonstrando o desempenho energético da região, caracterizando e quantificando os consumos energéticos, por setor de atividade (doméstico, indústria, serviços, agricultura, transportes, etc.) e por forma de energia (energia elétrica, gás natural, derivados do petróleo, etc.), extrapolando a sua tendência evolutiva até 2050.

A Matriz Energética da Sustentabilidade Energética e Climática do Município de Sousel pode ser consultada em: https://www.areanatejo.pt/wp-content/uploads/2022/02/IrRADIARE_me_sousel.pdf


AREANATejo [visitar website]
Sousel Matriz Energética [download de documento]

Stepping – Monitorização de consumos energéticos no Complexo Desportivo Municipal

Implementação de ação-piloto no âmbito da medição e instalação de dispositivos de monitorização de consumos energéticos em 12 edifícios públicos do Alto Alentejo

O projeto STEPPING, cofinanciado pelo Programa INTERREG MED a 85%, teve como principais objetivos o apoio ao desenvolvimento e implementação de Contratos de Performance de Energia (abordagem inovadora), o desenvolvimento de ações que conduzam à implementação das Diretivas Europeias em matéria de eficiência energética em edifícios públicos.

Coordenado pela Região de Piemonte (Itália), contou com mais 8 sócios provenientes de Itália, Eslovénia, Espanha, Malta, Grécia, Portugal e França, de entre os quais a AREANATejo, que implementou as ações previstas em 11 Municípios do Alto Alentejo, de entre os quais Sousel.

Com vista a cumprir com os objetivos supramencionados, a AREANATejo promoveu a implementação de uma ação-piloto no âmbito da medição e instalação de dispositivos de monitorização de consumos energéticos nos 12 edifícios públicos que integraram o STEPPING, nomeadamente no Complexo Desportivo de Sousel, cujos dados foram integrados em tempo real numa plataforma comum.

Em paralelo, foram desenvolvidos Diagnósticos Energéticos aos 12 edifícios, com vista a identificação dos seus padrões de consumo de energia e respetivos encargos. Como resultado principal deste diagnóstico energético ao Complexo Desportivo de Sousel, foram identificadas 4 medidas de melhoria da eficiência energética: 1) Instalação de um Sistema Solar Fotovoltaico – Autoconsumo (MM1);e 2) Melhoria dos Sistemas de Iluminação (MM2, MM3 e MM4). Foram ainda listadas diversas recomendações relacionadas com medidas de melhoria comportamentais.

Suportado por este diagnóstico energético, foi também desenvolvido um Plano de Investimentos para Apoio à Implementação de Contratos de Performance de Energia no Complexo Desportivo de Sousel. Esta ferramenta servirá de base para a preparação dos procedimentos associados à eventual celebração de um Contrato de Performance de Energia ou para a captação de outras fontes de financiamento para suporte à implementação das medidas identificadas.

Plano Municipal de Ação Climática de Sousel

h

Aprovação Definitiva do Plano Municipal de Ação Climática do Município de Sousel

10-03-2025
h

E3. Plano Municipal de Ação Climática de Sousel

07-06-2024
h

E5. Plano Municipal de Ação Climática de Sousel

06-11-2025
h

Edital – Plano Municipal de Ação Climática de Sousel

07-06-2024
Spread the love