Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado hoje
10/10/2019
Assinala-se hoje o Dia Mundial da Saúde Mental, celebração que visa chamar a atenção pública para a questão da saúde mental global e identificá-la como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, políticas ou socioeconómicas. Combater o preconceito e o estigma à volta da saúde psicológica é outro dos objetivos.
Em Portugal foi feito um estudo pela Direção Geral de Saúde, que mostra que o nosso país lidera a lista dos países europeus com maior número de casos de perturbações mentais, sendo que as classes sociais mais baixas são as mais afetadas. As perturbações de natureza mental estão a crescer, independentemente da sua gravidade, e são uma das principais doenças incapacitantes do século XXI. A depressão é a segunda causa de incapacidade na União Europeia e é o fator de maior risco de suicídio.
O Município de Sousel participou na iniciativa do movimento “Setembro Amarelo – Mês Internacional da Prevenção do Suicídio”, que teve início no dia 10 de setembro (Dia Mundial da Prevenção do Suicídio) e termina hoje, para assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental. A iniciativa culmina em Portalegre com a sessão aberta de cinema “Gata em Telhado de Zinco Quente, às 21 horas, no Centro de Artes e Espetáculos da cidade.