Sousel recebeu símbolos da Jornada Mundial da Juventude
14/01/2022
Na manhã desta sexta-feira, 14 de janeiro, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), estiveram em Sousel, tendo passado por vários locais como lares, escolas, Bombeiros Voluntários e Junta de Freguesia.
Na Câmara Municipal, a comitiva foi recebida pelo presidente Manuel Valério, pela presidente da Assembleia Municipal, Maria Rosalina Teles, pelos vereadores Sílvia Eliseu e Diogo Espanhol, e por funcionários da autarquia.
A comitiva que tem acompanhado os símbolos na sua peregrinação pelo concelho é constituída por elementos do grupo de jovens “Levanta-te com Sousel”, o pároco de Sousel, Padre Nabais e o Padre Fernando Lopes, diretor do departamento da Pastoral Juvenil da arquidiocese de Évora.
Ao longo da tarde, decorrem atividades no Jardim Municipal de Sousel, seguindo-se uma procissão de velas, terço e vigília na Igreja Matriz de Sousel.
A Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora encontram-se numa peregrinação que iniciaram em novembro de 2021 e que decorrerá até julho de 2023, percorrendo todas as dioceses de Portugal.
A peregrinação cumpre a vontade do Papa João Paulo II ao confiar os símbolos aos jovens: “carreguem-na pelo mundo fora como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade”, surgindo também como um convite a todos os jovens de Portugal para participarem na Jornada Mundial da Juventude que se realizará em Lisboa em agosto de 2023, com a presença do Papa Francisco.
A Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora foram entregues em janeiro de 2019 pelos jovens do Panamá, onde decorreu a anterior JMJ, aos jovens de Portugal, numa Eucaristia presidida pelo Papa Francisco, na Basílica de São Pedro, em novembro de 2020.
A Cruz peregrina, com 3,8m de altura, foi construída a propósito do Ano Santo, em 1983, e foi confiada por São João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos do ano seguinte, para que fosse levada por todo o mundo. Desde aí, a Cruz peregrina, feita em madeira, iniciou uma peregrinação que já a levou aos 5 continentes e a quase 90 países.
O ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços, acompanha a Cruz Peregrina desde 2000. Este Ícone com 1,20 metros de altura por 80 centímetros de largura, foi introduzido também pelo Papa São João Paulo II como símbolo da presença de Maria junto dos jovens.