Sousel festejou com alegria mais um feriado municipal
17/04/2024
Segunda-feira de Páscoa é feriado municipal em Sousel e é, sem sombra de dúvidas, o dia mais aguardado do ano para os souselenses.
Este ano comemorou-se no dia 1 de abril e, nem o frio e a chuva, demoveram os romeiros. A Serra estava cheia. Famílias e amigos juntaram-se bem cedo para o repasto e para o convívio.
O feriado começou ao som dos morteiros, seguindo-se a arruada pelas ruas da vila pela Banda Filarmónica dos Bombeiros Voluntários de Sousel. Depois das cerimónias solenes subiu-se à serra, para a missa. Este ano, devido ao mau tempo, acabou por não se realizar a tradicional procissão em redor da ermida.
Recorde-se que a imagem de Nossa Senhora do Carmo foi levada para a capela no dia anterior, domingo, em romaria, acompanhada pelos fiéis que seguiram a pé e de carro, num cortejo da Igreja Matriz de Sousel até à ermida da serra.
Os festejos, sempre longos e animados, duraram até ao entardecer, fez-se a “rebola”, partilharam-se iguarias, onde não faltou o borrego, carne rei do concelho, seguindo-se a tradicional corrida de toiros anual na Praça de Touros Pedro Louceiro, com praça cheia. A abrilhantar a tourada estiveram quatro conterrâneos, o cavaleiro Tiago Carreiras, o forcado Rui Pina e os bandarilheiros João José Ganhão e Domingos Prates.
Destacamos a organização da corrida de toiros pela empresa Pasto Alentejano, cuja receita reverteu na totalidade a favor da Santa Casa da Misericórdia de Sousel e dos Bombeiros Voluntários de Sousel.