Diálogos – Saúde Mental de Proximidade em Diálogo Aberto
12/09/2022
Decorreu em Ponte de Sor, no dia 5 de setembro, a apresentação do projeto DIÁLOGOS – Saúde Mental de Proximidade, no qual o Município de Sousel esteve presente
O novo projeto social pretende trazer ao distrito de Portalegre um serviço de saúde mental de proximidade, gratuito e seguindo os valores do Open Dialogue (diálogo aberto).
Promovido pela Fundação Romão de Sousa, o novo projeto social “Diálogos – Saúde Mental de Proximidade”, surgiu com o propósito de ajudar os residentes do distrito de Portalegre em situação de perturbação mental ou crise psiquiátrica. O programa é um serviço gratuito destinado à população adulta, entre os 16 e os 65 anos.
Recorrendo à metodologia do Open Dialogue, o projeto atua em casos de crises de ansiedade ou pânico recorrentes; ideação suicida ou depressão (tristeza e/ou angústia intensa); alterações da perceção ou do pensamento (delírios, alucinações); dificuldades graves de relacionamento ou em manter as atividades do dia-a-dia; irritabilidade fácil e/ou desregulação emocional e alterações de humor.
Para além de apoiar terapeuticamente as pessoas nestas condições, “Diálogos” auxilia também as suas famílias e a sua rede de suporte social. Qualquer adulto entre as idades mencionadas pode ter acesso a este programa.
A equipa do “Diálogos – Saúde Mental de Proximidade” é constituída por 6 profissionais: um coordenador (psicólogo e psicoterapeuta), duas psicoterapeutas com especialidade avançada, um assistente social e dois médicos psiquiatras. Acrescenta-se ainda que a Fundação Romão de Sousa tem parcerias locais com o SNS, com algumas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens e com a Comunidade Intermunicipal, ente outros.
Para mais informações consultar:
https://www.fundacaords.org/dialogos-saude-mental-de…/
Fotos: Site Fundação Romão de Sousa