CAMINHOS DE SANTIAGO
Os Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo atravessam dois territórios muito distintos: diferem nos costumes e tradições, na forma de viver das gentes, na cor das paisagens, nas experiências que proporcionam. Mas, ainda que diferentes, partilham de uma genuinidade e singularidade que os tornam únicos e que os diferenciam de todos os outros que ajudam a definir as fronteiras do país. Percorrer estes caminhos é desfrutar de todos os seus recantos ao ritmo da natureza.
Para mais informações clique AQUI
_____________________
WALKING TRANSALENTEJO – SOUSEL
Fantástica Serra de São Miguel
Partir de Sousel, de onde o histórico Santo Condestável, Dom Nuno Álvares Pereira, mandou erigir a Igreja da Orada e começar a conquistar o monte de São Miguel é ter um esplendor de verde ao longo de caminhos rurais e trilhos pelo meio de olivais centenários.
Para mais informações clique AQUI
Consulte AQUI o Guia dos Percursos Pedestres do Transalentejo. Nas páginas 26 e 27 vai encontrar informação sobre a Serra de São Miguel.
Folheto Percurso “Fantástica Serra de São Miguel”
_____________________
ROTAS DAS IGREJAS DE SOUSEL
A Rota das Igrejas é um projeto que visa a conservação e salvaguarda do património religioso de matriz cristã, localizado no concelho de Sousel, e começa por implementar-se em três igrejas do núcleo urbano da vila de Sousel: A Igreja do Convento de Santo António ou Igreja do Convento dos Paulistas, a Igreja de Nossa Senhora da Orada e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Graça de Sousel.
A ideia é passar do espaço museológico (Museu dos Cristos de Sousel), pensado e estruturado para a fruição/reflexão da coleção de imagens de Cristo, para os diferentes espaços religiosos sitos no território concelhio, os quais são importantes enquanto testemunhos de grande relevância sobre a nossa história e a formação da nossa identidade cultural.
_____________________
ROTA TONS DO MÁRMORE
Consulte aqui o percurso: