Inaugurada a exposição “Braços Abertos” de Eduardo Bilé
A sala de exposições temporárias do Museu dos Cristos, em Sousel, vai receber entre 26 de Janeiro e 26 de Março a exposição individual “Braços Abertos” de Eduardo Bilé.
Eduardo António Marmelo Bilé é natural e residente na cidade de Portalegre, nasceu num bairro operário e o seu pai, construtor civil, ensinou-o a olhar as obras sempre pelas suas diferentes perspetivas e recomeços.
O seu percurso artístico começou primeiramente pela fotografia e só depois passou para a escultura. Com um percurso variado na vida profissional, é licenciado em Engenharia Civil, pela Universidade de Coimbra e é membro da Ordem dos Engenheiros Portugueses, há mais de trinta anos, é Técnico Superior da Câmara Municipal de Portalegre, professor do Ensino Secundário na Escola Secundária de S. Lourenço e professor da cadeira de “Vias de Comunicação” no Instituto Politécnico de Portalegre. Desde muito cedo que mostrou aptidão para a inovação e a sensibilidade para a reutilização de materiais e daí surge a sua paixão pela escultura, em especial por peças relacionadas com Cristo, onde apesar de trabalhar em diversos materiais, confessa que as peças de madeira, em especial Oliveira, são as suas preferidas.
Foi na inauguração da exposição, recebido pelo Vice Presidente da câmara, Eng. António Dâmaso, que lhe deu as boas vindas e agradeceu a sua presença, reconhecendo a associação entre o trabalho do escultor e o Museu dos cristos. António Dâmaso, referiu as diversas “pontes” que ligam Sousel e Portalegre, não só as geográficas, mas também as culturais e artísticas. Elogiou ainda a capacidade multifacetada do artista e a sua aptidão em gerir o próprio tempo.
A inauguração terminou com uma visita guiada aos presentes, onde o artista explicou as diversas esculturas ali apresentadas.
Não deixe de visitar esta exposição …. que está pronta para o/a receber de “Braços Abertos”.