Câmara Municipal de Sousel homenageou o Dr. António Garção
Dr. António Garção, que dá nome à Biblioteca Municipal de Sousel, foi homenageado nos passados dias 21 e 22 de maio, por ocasião do 30º aniversário da biblioteca.
A homenagem teve início com o descerrar de uma placa, pelo presidente da Câmara Municipal, Manuel Valério, a presidente da Assembleia Municipal, Rosalina Teles e pela filha do homenageado, Maria de Fátima Garção.
Os vereadores António Dâmaso, Sílvia Eliseu e Diogo Espanhol, representantes de várias entidades do concelho, assim como amigos e conhecidos do Dr. António Garção, estiveram presentes para prestar esta homenagem.
Na sessão, presencialmente ou através de vídeo, foram ouvidos testemunhos do presidente da ULSNA, Joaquim Araújo, da Coordenadora da Unidade de Cuidados de Saúde Primários do Concelho, Dulce Viegas, assim como de várias pessoas que privaram ou foram utentes do Dr. Garção. Todos evidenciaram as suas qualidades profissionais e humanas.
João Richau, concluiu esta homenagem com um resumo da vida e obra do Dr. António Garção, e com a apresentação do projeto “Escritores Souselenses”.
A tarde contou com uma conversa informal entre os escritores Afonso Cruz e Patrícia Portela, assim como dois momentos musicais protagonizados pelos alunos da EANA (Escola de Artes do Norte Alentejano): a solo à guitarra, e pelo coro, acompanhado ao piano pelo professor João César, que interpretou uma peça musical de Franchi, com arranjos pelo souselense Mariano José da Trindade Rosa (em 1886).
Domingo, 22 de maio, a homenagem estendeu-se para a freguesia de Cano, terra onde viveu, com uma deposição de flores no busto do Dr. Garção, seguindo-se uma missa pela sua alma.