Música, património e natureza de Sousel no Festival Terras sem Sombra
29/04/2025
A Câmara Municipal informa:
Ao longo dos dias 26 e 27 de abril, Sousel recebeu mais uma edição do Festival Terras sem Sombra, organização da Associação Pedra Angular que contou com o apoio do município de Sousel.
O programa teve início no sábado, dia 26 de abril, com uma visita guiada pela técnica do Município, Ana Isabel Machadinha, e pelo Prof. José António Falcão. “Na Senda de D. Nuno Álvares Pereira: Igrejas e Ermidas da Vila de Sousel” levou as dezenas de participantes oriundos de todo o país, numa viagem pelo património religioso da capital de concelho.
A Igreja Matriz de Sousel foi palco para uma noite de música e emoção, inserida na programação do festival. O concerto “Et incarnatus est: O Divino e o Humano na Música de Bach, Handel e Mozart”, encantou todos os presentes, com a voz da soprano Carla Caramujo e as harmonias de La Nave Va, com direção musical de António Carrilho.
A programação do Festival em Sousel terminou domingo, dia 27 de abril, com o passeio botânico “Exuberante, porém Frágil: A Flora da Serra de São Miguel”, uma atividade guiada por João Farminhão, conceituado botânico da Universidade de Coimbra. Em jeito de \"safari\", foi lançado o desafio às dezenas de participantes que puderam explorar e conhecer as particularidades das plantas autóctones da nossa serra, em particular de três espécimes que só existem em coabitaçao neste território.
A participação de Sousel no Festival Terras sem Sombra permite valorizar o património cultural e natural do concelho, e está de acordo com a estratégia regional e supra-regional de promoção da cultura e da sustentabilidade no nosso território, delineada pelo município de Sousel.