1º DE MAIO – DIA DO TRABALHADOR
A reivindicação de melhores condições de trabalho e dos direitos da classe trabalhadora surgem no início da sua fundação, no dia 1.º de Maio de 1889, como o Dia Internacional dos Trabalhadores.
O dia 1 de maio tornou-se na representação nacional de um dia de luto e de luta, em consagração dos trabalhadores que arriscaram manifestar-se em 1886, onde impunham nas suas palavras a diminuição de um dia de trabalho para 8 horas diárias.
Ultrapassados 136 anos sobre primeira manifestação, e em pleno século XXI, continuamos a assistir às exigências que permaneceram na criação do movimento operário.
Mais que uma comemoração, o 1º de maio, relembra, previne e sensibiliza Portugal para os assuntos fundamentais dos trabalhadores, exigindo direitos, melhores condições de trabalho e salários maiores. Mas acima de tudo é uma data que marca o nascer de uma sociedade mais equitativa e solidária.
Que este seja um dia em que todos os trabalhadores possam retemperar as forças e renovar a esperança em tempos melhores!